Teatro João Barreto

Detalhes do Projeto

Livro fotográfico e ilustrativo sobre o Teatro João Barreto, em Guaraciaba do Norte. Criado para representar a cultura, sociedade e a história da cidade, suas personalidades e artistas.

Duas viagens foram feitas para a realização do projeto. Foram trajetórias repletas de trocas de experiências com os cidadãos, sorrisos infantis e muita realização.

 

O livro é composto por aproximadamente 100 fotografias exclusivas que englobam desde a paisagem serrana de Ibiapaba até os detalhes mais singelos da simpática cidade de Guaraciaba do Norte. As entranhas do Teatro e os projetos artísticos refletem toda essa experiência e se destaca nas páginas da obra.

Eram mais de mais de 20 crianças no camarim se divertindo com as fantasias e preparativos para as fotos. Depois de todas produzidas e um leve ensaio, a brincadeira começou no palco para dar vida ao teatro, foi assim que as imagens foram capturadas, com a leveza e a alegria das crianças de Guaraciaba. A noite, houve um espetáculo aberto para os moradores e mais fotografias foram realizadas.

Analisando a entrada, os corredores e as paredes, notamos que os principais ornamentos eram os desenhos feitos com mosaicos pela artista plástica Francisca Frota. O teatro todo tinha mosaicos coloridos e com belas histórias por trás de cada figura. A partir daí, utilizamos deste elemento para compor a identidade visual da obra, recriamos as pedrinhas de mosaico digitalmente e elaboramos mais ilustrações inspirados nessa realidade.

O movimento gera vida às formas estáticas. Florais, animais e outros ornamentos decoram e comunicam a essência do Teatro dentro do livro.

 

Uma tipografia foi criada especialmente para compor os títulos do livro. O desafio foi transparecer a naturalidade da disposição dos mosaicos em cada letra. Finalizando esse momento, todas as titulações já estavam devidamente dispostas respeitando a identidade visual planejada.

A organização do conteúdo foi disposta em três partes: Prelúdios, apresentando o histórico da região, a cultura e costumes. Espetáculo, momento em que imerge no interior do Teatro, mostrando sua arquitetura, espaços e funcionalidades. E por fim, Desfecho, com reflexos das mudanças na sociedade após a construção, peças realizadas e grupos ativos.

Após as fotografias e escolha dos elementos visuais, escolhemos as imagens que fariam parte da obra e a ordenação de dada uma. Edições concluídas, disposições realizadas e tudo já estava tomando a real forma.

Prototipações e testes foram fundamentais para que o trabalho finalizasse com perfeição. Estivemos sempre junto ao cliente para que ele estivesse em total sintonia com o avanço do projeto. Os encontros foram fundamentais no processo e também gerou boas risadas. =)

500 livros foram impressos e distribuídos entre os apoiadores e representantes da sociedade. A surpresa e encanto dos olhares ao folhearem o livro foi a nossa maior conquista junto a Fotosensores. Nas palavras do próprio Baltazar Neto (sócio-diretor da Fotosensores):

“O projeto aliou pesquisa técnica à sensibilidade artística, mesclando imagens e palavras com simplicidade e alto conteúdo comunicativo”

A capa foi encoberta por uma sobre-capa, um cuidado que para quem recebe é como se fosse um presente embalado com cenas do próprio Teatro João Barreto.

Cada frase do texto foi pensada para transmitir o aspecto poético e despertar a sensação de sonho ao se debruçar na leitura. São textos curtos e bilíngues.

Anexado ao livro, há um dvd com o documentário “O Raio de Sol de Ibiapaba”. Ele traz um ensaio sobre a história da cidade dos primeiros povoados da região até os dias atuais e apresenta a antiga Fundação Presidente Kennedy, que deu espaço ao atual Teatro João Barreto como o templo artístico-cultural de Guaraciaba.

Textos descritivos em prosa poética localizam o leitor, possibilitando uma viagem ao mundo deste povo. Entre reuniões, encontros, viagens e belas histórias o projeto foi finalizado. Boas lembranças ficaram na memória e o resultado do trabalho até hoje transforma pensamentos, ensina e fortifica a imagem da cidade e da construção idealizada pela Fotosensores junto às empresas parceiras.